
O palco é dos mais tradicionais. Reinaugurado em 2007, o Wembley receberá a final da Liga dos Campeões entre dois dos mais vitoriosos clubes da Europa. No próximo dia 28 de maio, em Londres, os tricampeões Manchester United (1968, 1999 e 2008) e Barcelona (1992, 2006 e 2009) decidirão a maior glória do continente. Mas ambos também preparam um tira-teima que envolve muitos números. Ao todo, Ingleses e espanhóis se enfrentaram por dez vezes na história: são quatro empates e três vitórias para cada lado. E ao menos dois dos últimos confrontos estão marcados na história da Champions. Em 2009, embalados pela mesma base que encanta o mundo na atualidade, os catalães conquistaram a taça com uma vitória por 2 a 0 sobre os Diabos Vermelhos, de Cristiano Ronaldo, no Olímpico de Roma . O camaronês Samuel Eto’o e o argentino Lionel Messi marcaram os gols da decisão, que teve o espanhol Xavi como melhor em campo.

Messi comemora um dos gols da vitória
A temporada anterior havia reservado melhor sorte para o Manchester United. Em 2008, pela semifinal, o time do técnico Sir Alex Ferguson se classificou após empatar sem gols no Camp Nou, com direito a pênalti perdido por Cristiano Ronaldo, e vencer por 1 a 0, com uma bomba de Scholes, o jogo de volta, no Old Trafford. Na final, também nas penalidades, os ingleses seriam campeões diante do Chelsea, em Moscou.

Scholes marca o golaço da eliminação do Barcelona
Quase um “mandante”, apesar da divisão igualitária dos ingressos, o Manchester United tem muita história para contar em Wembley. Foi ali onde conquistou nove de suas 11 Copas da Inglaterra e sua primeira Liga dos Campeões, em 1968, contra o Benfica de Eusébio, por 4 a 1. Por conta do destino, o Barcelona também levantou sua primeira taça da Champions no lendário estádio, pouco mais de duas décadas depois, em 1992, em final emocionante contra o Sampdoria que contou com gol do holandês Ronald Koeman e o atual treinador Josep Guardiola em campo. O reencontro já está marcado.
O técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson, revelou que vai pedir ajuda ao treinador do Real Madrid, José Mourinho. Para o escocês, os quatro confrontos entre Barça e Real fizeram de Mourinho um especialista no clube catalão.
O grande jogo é muito mais especial para o arqueiro do Manchester. Ao que tudo indica, a carreira do goleiro Edwin Van der Sar, de 40 anos, está próxima do final. Ele próprio já afirmou que deve pendurar as chuteiras e luvas ao fim desta temporada. E ele quer fazê-lo em grande estilo. Os Diabos Vermelhos estão próximos de conquistarem dois títulos: o do Campeonato Inglês e o da Liga dos Campeões. Mas, ao mesmo tempo, o time inglês também podem terminar o ano de mãos vazias. O holandês não quer que isso aconteça e pede que o time tire lições das derrotas nas últimas temporadas para fechar a atual com as taças. A importância de Van der Sar para o United é tanta que o clube encontra dificuldades em achar um substituto ideal para o goleiro. Neuer, do Schalke, é um dos candidatos, mas deve ir para o Bayern de Munique. De Gea, do Atlético de Madrid, seria o outro favorito.

Van der Sar pode dar lugar à Neuer, do Shalke 04
Então, não perca, no próximo dia 28, às 15:45, Manchester United e Barcelona duelam no Wembley.