Todos, exatamente todos, os time brasileiros que jogaram ontem estão fora da Copa Libertadores da América de 2011. Sorte do Santos que jogou na terça-feira.
A vantagem do Cruzeiro era enorme. O pior time classificado da primeira fase, a vantagem do empate, o fator casa e uma superioridade técnica adimensional. O Once Caldas aprontou novamente e eliminou um time brasileiro, por coincidência mais um time treinado pelo Cuca, e enfrentará o Santos.
A vantagem do Flu também era boa. Apesar de jogar contra o segundo melhor time da primeira fase, podia até perder por um gol de diferença. O atual campeão brasileiro, e dono do impossível na primeira fase, não suportou a pressão e a garra paraguaia no segundo tempo e sucumbiu com um doloroso 3 a 0.
A situação gremista era a mais difícil e a eliminação era um resultado previsto. Depois de perder em casa por 2 a 1 para o Universidad Católica, teria de vencer os chilenos em território inimigo por 2 gols de diferença. Os desfalques, ao todo 7, fizeram falta e os suplentes foram eliminados perdendo novamente, 1 a 0.
Antes de tudo isso, em pleno Beira Rio o Internacional já havia sido eliminado pelo tradicional, porém fraco, Peñarol. Podendo empatar por 0 a 0, Oscar ainda melhorou a situação com um minuto de jogo fazendo 1 a 0. Um apagão, e com 5 minutos da segunda etapa o Inter já perdia o jogo por 2 a 1. A presaão a partir daí foi grande, mas os uruguaios seguraram o placar com a retranca e a trave e estão classificados.
O Rio Grande do Sul acordou calado, com a dupla Gre-Nal sem poder tirar sarro um do outro, e o Brasil acordou em luto. A última vez que o Brasil chegou às quartas da Taça Libertadores representado por apenas uma equipe foi há 17 anos: o São Paulo - que terminaria a edição de 1994 como vice-campeão, derrotado nos pênaltis pelo Velez Sarsfield. Até 2000, o país tinha apenas duas vagas na competição - com uma terceira reservada a um eventual campeão do ano anterior. De lá pra cá, pelo menos dois clubes brasileiros alcançavam às quartas de final. Não foi o caso neste 2011. Para continuar com a tradição que vem desde 2004, com um time brasileiro na final, o Santos precisará vencer, ou melhor, convencer, já que a classificação contra o América foi sem brilho algum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário