

Quebrando a maioria dos prognósticos, a Espanha venceu a Alemanha por 1 a 0 e avançou para a final da Copa do Mundo. O resultado transforma a decisão do Mundial em uma final ‘virgem’ pela sexta vez na história da competição. As outras cinco decisões realizadas entre equipes que não haviam sido campeãs da Copa do Mundo foram nos anos de 1930 (Uruguai x Argentina), 1934 (Itália x Tchecoeslováquia), 1954 (Alemanha x Hungria), 1958 (Brasil x Suécia) e 1978 (Argentina x Holanda). Nessa final inédita, a Holanda chega com mais experiência que a Espanha, já que disputou a decisão da Copa por outras duas vezes. Em 1974, os holandeses perderam para os alemães. No Mundial seguinte, em 1978, os vilões foram os argentinos. Os espanhóis, por sua vez, tiveram na Copa de 1950 o seu melhor resultado (quarto lugar). A decisão entre Espanha e Holanda configura o fim da supremacia das potências na Copa do Mundo. Até então, Alemanha, Brasil, Argentina e Itália estiveram em todas as finais do Mundial. Desde 1970, só seis times decidiram a competição.
Vamos então conferir o que essas seleções fizeram para estarem aqui:
A Holanda estreou contra a Dinamarca e fez 2 a 0, gols de Agger, contra e Kuyt. Se classificou logo na segunda partida quando venceu o Japão por 1 a 0 com gol de Sneijder. Terminou a primeira fase fazendo 2 a 1 em Camarões, gols de Van Persie e Huntelaar, e de Eto'o para os africanos. Passou pela Eslováquia nas oitavas de final por 2 a 1, Robben e Sneijder, gol de Vittek para a Eslováquia. Mandou o Brasil pra casa nas quartas com uma virada maiúscula. Sneijder marcou os dois gols e Robinho havia aberto o placar para o Brasil. No jogo mais difícil até aqui, venceu o Uruguai na semifinal por 3 a 2, gols de Van Bronckhorst, Sneijder e Robben, Forlan e Maxi Pereira para os uruguaios.
A Espanha perdeu na primeira partida para a Suiça, gol de Fernandes. Jogou para o gasto contra Honduras e fez 2 a 0, ambos de David Villa. Contra o Chile jogou para se classificar em primeiro e venceu por 2 a 1, gols de Villa e Iniesta, Millar fez para os chilenos. Contra Portugal nas oitavas, contou com a ajuda da arbitragem no gol de Villa, que estava impedido, 1 a 0. Bateu o Paraguai nas quartas com gol de quem? David Villa garantiu a Fúria na semi pela primeira vez. O zagueiro Carles Puyol foi o responsável pela classificação para a final. Fez o único gol da vitória sobre a Alemanha.
Espanha e Holanda já se enfrentaram 8 vezes, conm 4 vitórias da Holanda, 3 da Espanha e um empate, mas quando a bola rola pra valer, históricos e tabus ficam para trás e nova história é feita. Desta vez, pela primeira vez!